Meus Seguidores

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Tenham fé em Deus

Querido diário, nós, seres humanos, passamos por diversas coisas na vida, que são difíceis, difíceis de viver, de agüentar, de superar. Tem problemas que são praticamente irresolvíveis, que a gente tem que aprender a conviver com ele, e tenho certeza que essa convivência seria muito mais fácil para as pessoas se elas acreditassem em Deus. E fizesse essa fé transformar a vida delas mesmas.
Bom, diário, como você já sabia, meu segundo semestre foi um caos, no primeiro semestre eu brinquei demais, no segundo semestre eu comecei a cursar química em uma instituição federal, não poderia abrir mão da minha vaga, e ainda assim tinha que estudar para ser aprovada na escola e para ser aprovada no vestibular. Foi uma luta, viu! Mas eu lutei com Deus. Você ainda tem dúvida que eu saí vitoriosa?
No primeiro semestre eu tava fora de mim, não tinha controle da minha preguiça, da minha dispersão, dormia nas aulas, foi uma loucura. Mas talvez isso tudo, foi porque pedi a um professor meu que fizesse a projeção para saber se eu seria aprovada em Engenharia Química na universidade federal do meu estado, e ele disse que não seria com as notas que eu tinha pelo processo seriado. Bom, isso me desestimulou, e eu até falava pra mim mesma, se não for engenharia química, não vai ser mais nada!
Comecei a pensar em outros cursos mais fáceis de passar... Engenharia Florestal, nem sei porque esse curso me passou pela cabeça, pois hoje vejo que não tem nada a ver comigo, mas mandei ele projetar, eu passaria facilmente... Farmácia, o curso é muito interessante, é química pura, e eu amo química, mas não me vejo como farmacêutica, e não quero trabalhar no comércio... Fisioterapia, na verdade, eu acho que a minha química com a Fisioterapia é totalmente desprezível, mas como eu estava com a média boa em biologia dava para eu ser aprovada em curso da área de saúde. Mandei ele projetar esses cursos e nesses eu passaria facilmente.
O semestre passou, eu estudei um pouco de matemática e física, nada de Química, e nada de nenhuma matéria e talz. Nas férias eu tentei estudar, adiantei meu lado em matemática e física, mas a minha dispersão não me deixou estudar as outras matérias. Lembro que estudei muito matemática, física, literatura e redação.
As minhas aulas no curso técnico começaram. Cara, bom demais, química  é muito massa mesmo. Sabe uma coisa que a gente estuda se divertindo? O curso pra mim é diversão... Adorei a turma, nós somos, eu diria um tanto unidos, apesar de ter umas meninas muito chatas na minha sala que só falam do namorado delas o dia inteiro, é um saco, imagine eu solteirona nata, amiga de meninas que só falam do namorado delas, é um saco! Criei amizade com os meninos, adoro eles e sou apaixonada por um deles, inclusive. A matéria que eu mais gosto no curso é Química Inorgânica, pra mim é a mais simples, mais gostosa, mais fácil, é massa!
Bom, mas aí como já falei, minha vida ficou uma loucura estudar pra tanta coisa, curso, escola e vestibular...
E o tempo passou, chegou setembro, mês das inscrições do vestibular, o mais legal de tudo é que eu nem sabia para que prestar, que lindo! Comecei a pesquisar uns cursos que ao meu ver eram interessantes e que eu teria grandes possibilidades de ser aprovada.
Foquei em Engenharia de Materiais e Geologia, eu tava tão indecisa, que criei uma lista em que eu colocava as vantagens e as desvantagens de cada curso. Nas vantagens de Geologia eu colocava que o salário era alto, que o curso era patrocinado pela Petrobras, que é a “profissão do momento”, e coloquei várias desvantagens também. Na lista de Engenharia de Materiais, eu coloquei várias vantagens, e só duas desvantagens o mercado restrito e o salário baixo (2500, que pra mim é baixo). As vantagens de Geologia eram as desvantagens de Materiais, mas o trabalho de um engenheiro de materiais me agradava muito mais que o trabalho de um geólogo.
E fiquei nessa indecisão, durante um bom tempo. TODOS me diziam que o melhor a ser escolhido era Geologia, dá din din, mercado de trabalho de braços abertos. Mas algumas pessoas, alguns fatos e algumas frases foram decisivas para que eu escolhesse Engenharia de Materiais. Eu cheguei para um professor meu, e falei que estava dividida entre um curso prazeroso com mercado restrito e outro curso menos prazeroso com emprego garantido. Ele me disse que nada é garantido, até que a gente passe em um concurso. Mas também foi o mesmo professor, que disse que nessa idade, a gente escolhe geralmente o que gosta, mas depois que amadurece vê que o melhor mesmo é fazer aquilo que traz segurança financeira. Um amigo meu Renato, foi uma das pessoas, ou talvez a única pessoa que me deu muita força para eu escolher engenharia de materiais, inclusive até me acompanhou no dia em que fui me inscrever. Uma vez ele me disse, Garota de Várias Faces, esqueça tudo, mercado de trabalho, salário, pense só no trabalho, em qual você seria mais feliz? A minha resposta foi Engenharia de Materiais. Uma vez eu cheguei para um professor muito querido meu, e contei pra ele a minha situação. Ele falou que se fosse ele escolheria geologia, porque pra ele é um curso muito interessante e que para o Brasil um país que investe em petróleo, era mais interessante ainda, mas que eu deveria escolher aquilo que eu gosto, por mais que eu me arrependa mais tarde, porque aí eu vou olhar pra trás e vou pensar: “pelo menos naquela época, eu escolhi o que eu queria”. Cara, isso tocou meu coração a fundo, é por isso por outras coisas que eu nunca vou esquecer o professor Givaldo. Conversei com uma menina super cabeça feita, que é até uma das escritoras do site/blog “Seja Bixo”. De início, ela me falou que esse negócio de amor pelo curso e visão idealizada das coisas não cola, que a gente tem que pensar mesmo é no mercado de trabalho, por fim, ela me disse, que estava visível que eu não seria feliz em outro curso. Escutei de um transex, a seguinte frase, “a gente não pode fazer as coisas pensando apenas no dinheiro, porque se o dinheiro não vier a gente vai pensar que a vida foi cruel com a gente”. Isso tudo me tocou e me deu a certeza de que eu seria mesmo é engenheira de materiais. E o mais decisivo mesmo e que eu não posso esquecer de colocar aqui, foi que pedi a Deus um sinal, e na mesma noite eu sonhei, que estava resolvendo uns exercícios de matemática e que um colega meu que vai fazer geologia tinha rasgado meus exercícios, e eu falei pra ele, “Agnaldo, por que você fez isso? Se você ta pensando que eu vou fazer seu cursinho de merda, eu vou fazer é engenharia de materiais”. Precisava de um sinal mais claro que esse?
Eu estava mesmo sem tempo por causa do curso. O meu melhor horário de estudos sempre foi a noite, e meu curso era inclusive a noite, me tomando todo o tempo. Mas eu estudava quando chegava do curso, virava as madrugadas estudando, os finais de semana... só vivia estressada  por causa da minha vida amorosa fracassada e pela correria nos estudos... entrei no curso de matéria isolada mais caro do estado, mas recebi desconto, porque a dona do curso é minha professora no curso técnico, cursei lá matemática, física e química.
Nas vésperas do vestibular eu fiquei tensa. Quando faltava 1 mês, eu tava muito tensa, e estudava o tempo todo, porque tinha matérias que eu não sabia absolutamente de NADA. Faltando uma semana para o vestibular, eu tava tensa, grossa com todos, chorando quase o tempo inteiro, ou chorando ou choramingando e estudando. Na verdade, eu sabia que eu tinha muita possibilidade de ser aprovada, pois eu precisava de pouco, lembrando a meus leitores que meu vestibular é modelo seriado. Mas eu tinha muito medo de não conseguir tirar esse pouco que precisava.
Deus foi a minha luz, o meu tudo nesse momento tão importante da minha vida, me guiou sabe, fez eu estudar as coisas que estariam realmente na prova. Deus é o cara, é a misericórdia mais imensa e mais pura. Eu pedia a Deus calma e clareza na hora da prova para que eu não perdesse aquilo eu sabia e tinha estudado, e o milagre de fazer boas provas de matemática, física, química e português, pois era o que eu tinha estudado, e de não zerar o resto que eu não tinha estudado nada por falta de tempo, lógico.
No dia da prova, advinha o que eu esqueci, diário? O meu relógio! Cara, me deu uma tristeza no carro, quando eu vi que tinha esquecido meu relógio, eu pensei, vai dar tudo errado. Mas aí o Espírito Santo agiu eu meus pensamentos e eu comecei a pensar, “Tenha fé, se vire mesmo sem o seu relógio, pois o Seu Deus é o Deus dos Milagres”.
Quando eu abri a prova, comecei a fazer matemática e fiquei muito alegre, porque tava sabendo de quase tudo e resolvendo muito bem. Porém, visto que, eu tinha apenas 4 horas de prova, já tinham se passado duas horas, e eu só tinha respondido matemática e tava começando a fazer física. Diário, pense num desespero. Mas aí o Espírito Santos de Deus agiu novamente em mim e me acalmou e me fez resolver as provas com pressa. Diário, deu tempo de resolver tudo, e resolver bem.
Quando cheguei em casa, cheguei morta de cansada, esqueci até de almoçar. Tentei dormir, não consegui, só me vinha as coisas da prova, pensando, meu Deus e aquela questão será que era daquela forma mesmo que fiz, meu Deus será que eu fiz mesmo bem essa prova ou será que eu to me iludindo. Olhava por segundo o site pra ver se já tinha saído o gabarito e nada! Eu tava numa agitação, até que saiu. Realmente não foi ilusão, fiz muito bem, e tirei bem mais do que eu precisava. Só fiz mal física e história.
Tirei 7,2 em português (superou minhas expectativas), tirei 3,6 em matemática (esperava tirar mais), 2,8 em Geografia (superou minhas expectativas), 0,4 em Física (esperava tirar mais), Biologia 3,6 (superou minhas expectativas), Espanhol 5,2 (superou minhas expectativas), Química 3,2 (esperava tirar mais) e História 0,0 (esperava tirar mais).
Levei para o meu professor fazer a projeção. Como de costume, ele foi super grosso. Me disse, “olhe, nem vou te dizer nada, preste atenção pra não ficar me perguntando toda hora”, enquanto ele escrevia o meu nome na lista para mandar fazer a faixa dos aprovados. Fiquei bem feliz, porque era uma confirmação sabe! Aí o pessoal me perguntou se eu passei, eu disse que pela projeção do professor Banana, sim! E eles me perguntaram, e você precisa tirar quanto na redação? Eu não sabia. E fui perguntar ao professor Banana, aí ele, você não precisa de nada, já ta aprovada, sabe qual vai ser o seu maior problema amanhã, aí eu perguntei qual, aí ele disse acordar cedo, vai acordar pra fazer a redação? Eu falei brincando, não sei. Por fim, ele me disse que era só não zerar a redação. E eu fiz bem a redação também, foi um tema interessantíssimo, mas que eu prefiro não revelar, porque talvez revelando-o, eu estaria revelando a universidade, e daqui a pouco minha identidade não seria mais anônima.
Enfim, cara, eu só escrevi esse texto pra mostrar que Deus, Jesus, aquele cara que morreu numa cruz por amor a nós, é o Deus dos Milagres, e que tudo, absolutamente tudo é possível para aquelo que crê. Mas tenham calma ta, nem vai pedir pra ficar milionário do dia pra noite, porque Deus é o Deus dos Milagres e não o Deus dos preguiçosos, porque ele viu a minha luta, ele viu que eu não iria conseguir sem Ele, e me agraciou com o milagre de ter tirado 7,2 numa matéria de peso, e não ter feito má o resto. Enfim, tenham fé, fé nesse Deus que merece toda entrega, todo sacrifício. Fé, meus leitores. Fé, meus irmãos! Tenham fé em Deus, tenham fé na vida!


19 comentários:

  1. Tenhamos fé em nós mesmos também.
    =)
    To te seguindo, parabéns pelo blog.
    ______________________________
    http://assimounao.blogspot.com/
    Lê, comenta, segue, sei lá.
    Eu retribuo.

    ResponderExcluir
  2. Olá flor
    obg pela visita
    Amei seu post!
    Vc está plantando o que vc colheu!
    Pode ter certeza q se não fosse todo seu esforço e sua fé, vc não teria chegado onde vc está!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, tudo oq acontece conosco é reflexo daquilo que fazemos e no seu caso coisas boas.

    Sucesso e felicidades

    ResponderExcluir
  4. fé, uma das coisas que faltam em pleno século tão desenvolvido.
    abraçs.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é demais. Sério me destrai lendo outros posts passados, achei legal sua sinceridade. Não se ve isso em outros blogs, por isso vou segui-la. Mudando de assunto, "sem fé é impossível agradar a Deus." Eu me esforço pra ter fé, pois fé a certeza das coisas que se esperam, fé é a convicção das coisas que não se vêem.

    ResponderExcluir
  6. quando vi, achei uma postagem muito grande...
    mas vale a pena a leitura...
    parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  7. A vida é difícil, muitas pessoas irão dizer o que você deve fazer, outras vão te colocar para baixo ,mais o importante é não desistir do que você quer. E com base de tudo o mais importante é te fé em Deus sempre.
    ótima postagem

    #Beijos e sucesso
    http://semfreiosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de ter essa fé que você e tantas outras pessoas possuem, mas infelizmente, não consigo acreditar em qualquer outra pessoa que não seja eu. Pode ser egoísta ou idiotice, mas depois de alguns questionamentos, deixei de acreditar.

    Entretanto, admiro essa devoção.
    Parabéns e boa sorte nessa nova fase!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. legal...
    Retribuino comen...
    e tou seguindooo

    ResponderExcluir
  10. Lindo o texto... prende agente! Dá uma agooooonia pra ver logo o que vai aconceter! HAHAHA Boa sorte !
    to seguindo (retribui?) beijão;

    ResponderExcluir
  11. Gosteiiiiii, a fé é tudooo!!

    Sem elaaa não temos força pra NADA!!

    pARABÉNSS!!

    bEIJOSS!

    ResponderExcluir
  12. Deus não dá paixe pra ninguém, caso exista, ele quer mesmo é ensinar o homem a pescar... E ainda por cima com conhecimentos empíricos. XD

    ResponderExcluir
  13. http://fatoirreal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Que bom, parabéns pelo resultado de seu esforço ^^
    Lendo tudo isso, até me lembro de que eu fiz o Enem, como você viu no meu blog. Cara, eu me preparei tanto, até pesquisei alimentos ideais para comer no dia! rsrsrs... Enfim, quando voltei do 2º dia, que tinha sido bem mais tenso, falei pra minha mãe que era pouco provável de eu passar (pessimiiista xP)...
    Depois de um tempo, fui ver minha nota e eu pude me cadastrar no ProUni!... Aí faltava só escolher o curso, e na universidade em que eu estudo, só eram oferecidas duas bolsas integrais para o curso de Letras... Quase pensei em não colocar, mas não era um curso muito concorrido, resolvi arriscar. Coloquei também outros cursos, que também ficaria feliz de fazer, mas era Letras que eu queria... Tive tanta fé que, não só ganhei a bolsa, como ganhei do curso que eu queria! Só Deus sabe como eu fiquei feliz no dia... Se não fosse o ProUni, eu não poderia estar fazendo uma universidade...

    Mas então, você me perguntou sobre eu ter 17 anos e ter terminado o 2º semestre agora né? É que eu entrei no pré-escolar um ano adiantada, com 5 anos, e quase todos entravam com 6 ou mais... Só faço 18 em abril do ano que vem \o/... xD

    Parabéns novamente pelo blog (hoje eu tô falando pelos cotovelos hein... ;x)

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. é né...temos que nos agarrar em algo.
    força e fé!

    ResponderExcluir
  16. Muito importante mesmo, muito bom o teexto! tá de parabens!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  17. E se tu não tivesse passado, não seria culpa de Deus neh..maas como tu foi bem, ai eh outra historia :)

    A tua dedicação e esforço fizeram tu chegar onde chegou, e não deus ;)

    bjiinhos
    http://sverbal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Sempre devemos ter fé em DEUS.
    Gostei do seu blog... estou te seguindo.
    Continue escrevendo sempre... vc tem talento.
    Parabéns pelo Blog.

    Blog Compartilhando Idéias
    http://valdopiske.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou escrevendo sobre isso no meu blog, esta na lista dos assuntos de minhas publicações para este mes, mas nao sobre a fé e sim sobre a não fé, sobre nós ateus que tanto somos discriminados nao sociedade, mas em breve estarei postando sobre este assunto.
    Um Abraço.

    http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Eu retribuo comentários BONS, se você comentar porcaria aqui, eu comento porcaria no seu blog também. Deixem o link para eu poder retribuir. Beijo a todos, e expressem sua opinião sem receios.