Meus Seguidores

sábado, dezembro 25, 2010

O desgaste das coisas


Querido diário, eu ainda não aprendi a conviver com a passagem do tempo, eu ainda não me conformo em não termos mais as coisas que tivemos um dia. Isso pode ser um sinal da minha imaturidade, talvez por isso eu ainda não aprendi a viver. Creio eu que viver é saber sorrir das coisas mais simples da vida, estar de cabeça erguida quando o mundo está desabado, é saber aproveitar os momentos da vida porque é disso que ela é feita.



Como eu já devo ter falado aqui, pra mim, Natal é um dia como outro qualquer, a Igreja que nem sabe o dia que Jesus nasceu impôs esse dia para festejar o nascimento do Senhor, e o comércio que não é bobo, aproveita e muito da ilusão que as pessoas fazem do natal. Pra mim, Natal, é apenas um fechamento de um ciclo, uma coisa que eu completei, acabei. Pra mim, o período de 25 a 1º de janeiro é o momento de projetar os seus planos para o ano seguinte. E a partir de 1º de janeiro é hora de começar a executar suas estratégias para atingir o seu objetivo, iniciando um novo ciclo. Natal, pra mim, é apenas isso: a conclusão de um ciclo.


E bora combinar, que Natal maravilhoso eu tive, foi melhor do que eu previa. Eu conclui o ensino médio, com um ar de satisfação e sem apego das coisas e pessoas que deixei na escola. Eu era pra começar o meu curso técnico no próximo ano, como a maior parte dos meus colegas, mas graças ao meu bom Deus, próximo ano estarei no segundo período de Química numa instituição federal de cursos técnicos, é o famoso CEFET, conhecido em todo o Brasil. E o mais importante, é aprovada em todas as matérias e com uma média acima de 7. Fiz uma ótima prova de vestibular, eu que estava insegura, achando que não faria boa prova, fiz bem, tirei mais do que eu precisava para ser aprovada, e já fui pré-classificada na Universidade Federal do meu estado no curso Engenharia de Materiais.


Enfim, eu tive muita coisa para comemorar nesse Natal. E comemorei, passei na casa da minha vó como todos os anos junto com a minha família. Lá tinha muita comida e muita cerveja, comi feito um dragão, 2 pratos enormes de lasanha, um prato cheio de peru, farofa e salada, enchi o bucho. Cerveja, eu bebi uns 8 latões. Enfim, diário, você já imagina meu estado NE, completamente cheia de tudo.


Fiquei bêbada, com tudo girando, mas mesmo assim sabendo caminhar no meu sapato de salto agulha, fiquei num ótimo humor, rindo demais de coisas bobas, e com uma voz meio diferente, mais espalhafatosa.


Na parte alegre da bebida, eu fiquei literalmente alegre. Dando muita risada, bebendo cada vez mais, dançando, tava um poço só de alegria.


Quando cheguei em casa, veio a parte triste da bebida, e comecei a chorar do nada. Minha mãe olhava pra mim e perguntava o que tinha acontecido, depois percebendo a verdadeira situação, ela dizia meio que brincando: “você não agüenta nem cachaça.”


Aí eu comecei a pensar que no natal de 2008 eu tava tão alegre porque tava namorando com Herivelton, mesmo longe, conversei com ele o dia inteiro, ele disse que mesmo longe, estaria pensando em mim, me amando e que me desejava um ótimo Natal. Eu passei esse natal acariciada do amor dele, mesmo sendo um amor falso, como hoje eu sei. E hoje? Cara, nesse natal eu nem consegui falar com ele, seria muito especial pra mim se eu estivesse com ele neste Natal, porque é esse ano que ele se forma na faculdade, é esse ano que eu serei aprovada no vestibular, seria um ano de graças pra mim e pra ele. E ele está lá, só Deus sabe onde, com as mulheres dele, com os amigos que ele gosta, e eu to aqui, sozinha, sem namorado, com alguns ficantezinhos, mas ninguém interessante,com a minha família. Dói em ver o passado ausente, em ver que cada vez que o tempo passa, ele eu estamos cada vez mais distante. Isso é mais uma prova que acabou.


Depois eu pensei, que ano passado estávamos com meu avô, ele já estava doente, E nós já prevíamos que aquele era o último Natal ao lado dele. E não é que a nossa previsão estava certa? Um câncer levou o meu avô para o lado extra da vida no mês de maio, explicadamente, no dia 1º de maio. E aí, a gente pensa, que o natal ta bom, mas ta faltando alguém especial.


Depois eu comecei a pensar que eu tive um natal maravilhoso por muitas coisas, mas principalmente porque estou com os meus pais vivos. E vai ter natais que não estarei com eles vivos mais. E isso dói. Aí vem na mente, pra que tanta felicidade se um dia ela vai embora, como um vento forte que passou? Por que Deus me deu pai e mãe maravilhosos, um natal maravilhoso, se um dia isso vai ser tirado de mim e vou ter que aprender a viver sem?


Depois eu fui me olhar no espelho, eu sempre tive um apreço imenso pelo meu corpo. Meu corpo ainda é bonito, meus seios continuam grandes e redondos, minha bunda cada dia maior, minhas pernas ainda mais grossas, mas minha barriga cresceu. Eu to gorda. Certo que quando olhei no espelho eu estava com o bucho cheio de cerveja e comida, mas estava muito estranho, cara, tava de dar dó.


E aí, pra não desabafar as minhas coisas íntimas com a minha mãe, eu liguei pra meu amigo Agnaldo, e desabafei, falei pra ele que estava bêbada, chorei no telefone, ele começou a rir de mim. E disse, “Garota de Várias Faces, quem deixou você beber hein? Chorando por causa de Herivelton? Que besteira, menina! Olhe, eu estou com motivos bem piores que você pra chorar e não estou chorando”.


Acho que aos 17 anos, a cabeça que eu tenho é um produto complexo de experiências que as pessoas da minha idade não viveram. Igreja, curso técnico, blog, Deus, tudo isso me fez ver um mundo além do mundo presente, e isso me acarreta enormes emoções, e que naquela noite, se eu não pegasse no sono talvez eu enlouqueceria pelo desgaste das coisas.







24 comentários:

  1. rsrs..
    É essa fase que estamos vivendo é fogo.
    Fiz 18 anos outro dia, e são muitos pensamentos, muitas mudanças, muita complexidade.
    Creio que nem todas as meninas dessa idade são asssim. Conheço umas que parecem bem simples( diferentemente de mim)
    Mas acho que não deve pensar assim. Ta certo que um dia vc tem coisas e n'outro não. Mas as coisas vão mudando e a gente vai perdendo e ganhando. O importante é fazer as etapas e os momentos que estamos vivendo ficarem alegres e procurar sempre o lado bom das coisas.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Em minha cabeça, eu tenho às questões de Deus e natal bem formadas, é obvio que há um pouco de ingenuidade por parte das pessoas por acreditarem que Jesus realmente tenha nascido nessa data, afinal, não se sabe a data correta. Mas talvez essa data seja necessária não pelo apelo comercial, mas pra fazer com que as pessoas reflitam, é assim que eu me sinto.

    ResponderExcluir
  3. Nossa me surpreendi com seu texto no diário. Interessante do começo ao fim.
    Não tenho 17 anos ainda, mais penso um pouco sobre tudo do que você falou. Amigos, família, amor, aprendizado, natal. Os questionamentos sobre esses assuntos são frequentes. Dúvidas crúeis respostas um tanto que distantes, mas não impossíveis de alcançar.

    Parabéns pelo blog *-*
    estou seguindo ;D

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Gostei do seu blog, portanto estou seguindo.
    Você escreve muito bem, parabéns pelo blog!

    http://analuisa-s2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Vixxi que natal animadinho hein????

    ResponderExcluir
  6. Interessante do inicio ao fim.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  7. Herivelton ?

    não leve a mal garota mas isso ta mais pra castigo do que para um nome.

    asuashuhass

    DESCULPA.

    asuhuhsaa

    enfim, gostei muito do seu comentário, é divertido saber como os outros veem o blog.

    Pra começo de conversa temos que esclarecer algumas coisas OK?

    Primeiro.

    O Nome: Ervilhando no Bonde. SIM. e foi idéia minha, e somente minha. sahsauhs

    escolhi este nome por que quando inventei a expressão ERVILHAS = NEURONIOS começaram a me chamar de ervilho Boy, e enfim, deentro de VÁÁÁRIOs aspectos colocamos este nome. Achei diver. original. Não concorda?

    asuasuhsa

    Do post.

    Aquele não é meu. :/. Os meus estão assinados em baixo, asism como o da minha colega de blog esta escrito ERVILHADO POR GRAZIE.

    asuhashusasa

    Da minha opção sexual.

    Embora o nome do meu blog seja meio fru-fru de mais, tenho, preciso, nescecito salientar que sou HOMEM. Ok? Sem meio homem, ou homem total flex.

    Sou da moda antiga. ê

    asuashuashuashsa

    Enfim, sobre seu bllog teente ser mais sucinta e compacta, textos loongos tem o seu valor EU CONCORDO PLENAMENTE, mas não chamam tanto a atençao qunato textos menores e de facil compreenção.

    no mundo da Internet, meio segundo é o bastante para dar um Alt+F4 na sua janela.

    \z

    sauhasuhsa

    Ok, fui looongo de mais.

    Feliz Natal e que todos os seus planos se realizem em 2011.

    ResponderExcluir
  8. é o preço de ser crescer... Sucesso!

    Luciana

    http://borboletaeachuva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. aaah, sim, agora eu entendi, ahsuahsuas, faz sentindo msmo o nome do seu blog e eh super original .!
    e TODOS os nomes nas minhas postagens são fictícios, a fim de preservar minha identidade
    valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  10. Nossa escreve muuito bem você hein, apesar de não gosta de ler muito coisas desse tipo gostei do texto! =)

    ResponderExcluir
  11. NAtal é uma festa presente em nossa sociedade e por mais que só a consideremos um dia comum não dá pra ficar imune a ele.
    de qualquer forma ele por si só é todo preparado para emocionar as pessoas, o que pra mim é uma covardia. para que já não tem 17 anos, fica sempre a lembrança de Natais passados, com aquela inocência das crianças e com o vazio deixado pelas pessoas que já não estão mais entre a gente. gosto de natal não.
    conselho pra vc: não encha o bucho de cerveja no natal..o resultado é sempre um chororô.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que texto bom, prendeu minha atenção do inicio ao fim. Parabenss
    Feliz Natal.

    http://essenciaego.blogspot.com/
    abrç!

    ResponderExcluir
  14. Que misto de altos e baixos x)
    Gostei!

    Deixei em meu blog um link para o seu, com um selo...
    Passa lá!... x)
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  15. nossa que texto perfeito, apesar dee ser enorme, ele é estimulante, parabens /
    http://valeriarodrigues1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. legal, não conhecia esse blog ainda, bem interessante, to seguindo

    http://teenager-whore.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Gostei! To seguindo!

    http://euigorbezerra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. HUASHUASHUAHS
    Os dias são sempre assim pra mim.
    As vezes eu queria poder desligar minha cabeça e não pensar em nada. Da uma vontade de fugir de tudo!
    ______________________
    http://assimounao.blogspot.com/
    Lê, comenta, segue. sei lá.
    Eu retribuo. :)

    ResponderExcluir
  19. Ri bastante de novo, você escreve bem!
    E ah, a gente tem felicidade pra depois perder porque... se fosse tudo tristeza, ninguém ia aguentar, né? :(

    Ah, o Herivelton... todo mundo tem um Herivelton na vida. hahaha

    Eu, que também não aguento nem cachaça, parei e não ouso nem umas batidas.

    Estou aqui pensando quão melhor foi seu Natal.
    Mas vou parar de invejinha.

    Tô te seguindo, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Creio, que quando não sentirmos mais falta das coisas que se foram, será o dia em que nao viveremos mais, temos que aprender que o tempo passa, mas tambem ensina, ter saudades de coisas q se foram, não é um sinal de imaturidade e sim, mas nao aprender nada com a passagem do tempo, isso sim é nao saber viver. um bejaum.. Comentei mais sobre esse pedaço pois achei interessante. Não que o resto nao seja.

    ResponderExcluir
  21. Encerrar ciclos, para alguns pode parecer extremamente doloroso, mas para mim é uma alegria tamanha! Também conclui o médio esse ano, aprovada em todas as matérias, tive lá minhas dificuldades mas no fim deu tudo certo.
    A gente para e pensa nas coisas que passaram... nem lembro o que eu fazia no natal passado, mas 2010 foi um ano de muitas descobertas, e QUE descobertas!
    ^^

    ResponderExcluir
  22. Eu rir muito aqui. Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  23. o qe a bebida não faz com a pessoa, não? o.o
    e gostei da visão "fechamento de um ciclo", apesar de eu não conseguir ver o fim do ano como fim de nada. sei lá, aprece sempre que a única coisa que muda é a folha do calendário. :x




    mais uma vez, gostei. XD

    ResponderExcluir
  24. Já tava com saudade de ler esse "Querido Diário" sempre trazendo palavras inspiradoras, pensativas, que me faz viajar entre elas! É bom poder reencontrar seu blog!

    ResponderExcluir

Eu retribuo comentários BONS, se você comentar porcaria aqui, eu comento porcaria no seu blog também. Deixem o link para eu poder retribuir. Beijo a todos, e expressem sua opinião sem receios.