Meus Seguidores

sábado, janeiro 26, 2013

Doce Yaba

 


Querido diário, sou filha de uma doce yaba, tão doce quanto a água dos rios. A cada dia eu sinto o amor e a doçura desta doce yaba em minha vida, em cada desespero é a calma dela que me acalma. Ela é belíssima, se veste de dourado e mora no fundo do rio, é dona de uma beleza suprema e incontestável que vem de dentro pra fora, como uma aurora. Ela é dona da riqueza e do ouro, de toda a fartura material e espiritual, sim Oxum é dona do ouro, da riqueza, dos luxos e das ostentações, mas a riqueza de Oxum vai muito além, vai na riqueza da bondade de uma alma, na nobreza de uma atitude do bem. Oxum é minha mãe, minha amiga, minha esposa, com quem terei um elo eterno.
No início do ano eu pedi a Oxum que cuidasse da paz da minha família e da minha casa e dos negócios do meu pai. Que semeasse a tranqüilidade, a paz, que eu, de gênio forte, preferisse calar ao falar uma palavra grosseira.
Na época, o meu pai estava com uma funcionária que já vinha causando durante meses muitos problemas na pousada, brigas, discussões, discórdias, fofocas, e um mau rendimento no trabalho. Ao ver meu pai sempre estressado com a intriga dessa funcionária, eu pedi a Oxum que solucionasse a situação, que ela pedisse as contas, ou que o meu pai a demitisse ou que ela mudasse o jeito de ser.
No outro dia, de tardezinha, ao acordar, eu ouvi o meu pai conversando calmamente em minha casa com essa funcionária, ele estava a demitindo. Oxum me agraciou e agraciou os negócios do meu pai naquele momento.
Meu pai perdeu a parceria com uma empresa que gerava grandes lucros à pousada todos os meses, e nós trememos as bases, porque essa empresa praticamente sustentava a pousada. Eu pedi a Yemanjá que isso fosse desfeito e que essa empresa voltasse para a pousada, a empresa não voltou.
Mas eu pedi a Oxum que desse a pousada, muito movimento, muitos hóspedes, todo ouro e a fartura que vem dos rios. E Oxum atendeu o meu pedido. Desde o início de 2013 a pousada estava dando muito lucro todos os dias. Sinceramente, era impressionante ver como a Rainha dos rios nos encheu de graça, a pousada enchia todos os dias e eu via o meu pai chegar com maços de dinheiro em casa.
Porém, teve um dia que eu estava dormindo no sofá, era por volta de umas 6 da manhã e meu pai chegava em casa animado contando pra minha mãe que a pousada só naquele dia tinha dado R$700,00. Eu acordei com ele dizendo isso, sentindo a graça de Oxum naquele momento por um pedido realizado e disse ao meu pai: Agradeça a Oxum, a Senhora do ouro.
Meu pai, apesar de ter visto casos concretos na família, ele não acredita em candomblé. Com ignorância ele me respondeu: Eu tenho que agradecer é a Deus. E bateu a porta com força.
No mundo, existe várias religiões, várias crenças, vários valores, mas no fundo, só existe duas coisas: o bem e o mal. Ou você serve para o bem, ou você serve para o mal, não existe o meio termo. Essa verdade tão procurada por todas as religiões, está estampada em nossa cara, só não enxerga quem não quiser ver. O catolicismo, espiritismo, candomblé, budismo e etc servem para o bem, então são de Deus. E esse Deus que eu falo é o mesmo que criou o mundo, que veio em carne na forma humana sentir todas as dores numa cruz por nós, que ressuscitou e que vive e reina para sempre. Os orixás são divindades, são servos e anjos de Deus que trabalham, guerreiam, zelam a todo tempo para o nosso bem, saúde física e mental e proximidade de Deus, da luz.
É claro, não sou cega e nem cínica para dizer que não existe uma parte obscura do candomblé que trabalha para demandas, mas isso é um outro lado, denominado lado esquerdo que não é cultuado no meu terreiro, graças a Deus. Eu sou de Yemanjá, com Oxum e Ogum. Falar sobre isso é tão complexo que renderia assunto para um outro post.
O que o meu pai falou ofendeu a Oxum, porque claro Deus é o início e o fim de tudo, mas Oxum estava ao nosso lodo, abençoando a pousada e a enchendo de graças. Eu senti a ofensa e me entristeci, pois assim como Oxum é sensível, eu também sou e sinto em mim as dores dos meus orixás, não permito que ninguém os desvalorize na minha frente.
Depois disso, os dias passaram e o movimento na pousada enfraqueceu.
Hoje, sábado, dia de minha yaba, fui rezar e me veio a mente para conversar sobre isso com o meu pai. Chorei, orei, pedi a Oxum que continuasse abençoando a pousada, dando riqueza e fartura, que apesar de eu ter pedido desculpas pelo meu pai isso não era o suficiente, que ele também tinha que aprender a reverenciar a Rainha dos rios, porque apesar de ele não acreditar, ela existe e é por nós. Prometi a Oxum que assim que receber o meu salário vou comprar uma imagem dela e colocá-la no meu quarto, e que se ela continuar enriquecendo a pousada, no dia 21 de setembro, aniversário do meu pai, eu e ele vamos num rio de água doce presenteá-la com flores e ouro.
Fui falar com o meu pai sobre isso. Orei a Mamãe Oxum, me carreguei de axé, disse que precisava conversar sério com ele, respirei fundo, com olhos cheios lágrimas eu disse:
Painho, eu sei que você é católico, acredita em Deus, e você não está errado porque a força suprema desse mundo é Deus, mas cada orixá tem a sua energia particular e força da natureza. Você já viu dois casos concretos na família, de filhos de santo, eu e minha tia, sabe que isso existe e tem efeito sobre nós. Todo mundo tem o seu orixá de cabeça, anjo protetor, mas nem todo mundo precisa seguir a religião, fazer as obrigações, só aqueles que irão receber, os filhos de santo. Quando eu fui na casa do senhor Juliano (meu pai de santo) ele me disse que eu era de Yemanjá com Oxum e Ogum. Yemanjá representa a força dos mares, é a orixá da maternidade, cuida da saúde, da família, das coisas de casa, é um orixá bem maternal, cuida das mulheres que querem ter filhos, dos bebês quando nascidos... Oxum é um dos orixás mais jovens, é quase uma garota, senhora dos rios de água doce, das cachoeiras, é dona da riqueza, do ouro, até porque o ouro é encontrado próximo dos rios... Ogum é um guerreiro que está o tempo todo combatendo o mal com a sua lança...
E enquanto isso meu pai já estava impaciente querendo saber o objetivo pelo qual estava falando tudo aquilo, eu pedi calma, pois precisava tudo aquilo para falar os finalmente...
Eu disse:
Eu pedi a Oxum que desse muita riqueza para pousada nesse ano de 2013 e nos próximos também, eu vi a graça acontecer, a pousada ter movimento e lucros todos os dias, teve um dia que você chegou dizendo que a pousada tinha dado um bom valor em apenas um dia, eu disse que o senhor agradecesse a Oxum, senhora do ouro, você disse que deveria agradecer era a Deus e bateu a porta com força.
Meu pai lembrou do acontecido e tentou se explicar, mas eu não deixei, porque o que ele fez não tinha explicação.
Disse a ele que iríamos reparar o erro que ele fez, que eu iria comprar em breve uma imagem de Oxum e que no aniversário dele iríamos presentear a Oxum num rio de água doce, e que ele daqui em diante, continuasse tendo fé em Deus, mas que também tivesse respeito pela Rainha dos rios.
Que a Mamãe Oxum nos carregue de axé hoje e todos os dias, nos livre do mal e das feitiçarias, nos dê a riqueza material e infinitamente espiritual, que nos faça navegar sobre as águas e descobrir o sentido da verdadeira felicidade. Doce Yaba, esteja sempre ao meu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu retribuo comentários BONS, se você comentar porcaria aqui, eu comento porcaria no seu blog também. Deixem o link para eu poder retribuir. Beijo a todos, e expressem sua opinião sem receios.