Meus Seguidores

domingo, novembro 07, 2010

Fazendo o famoso



Querido diário, sei que esse fim de semana pra muitos brasileiros foi bem ruim, pô, passar fim de semana fazendo prova é osso NE, mas pra mim foi bem normal, pra mim aulas e provas aos sábados e domingos já é uma coisa normalizada na minha rotina. Até ano passado eu não tinha isso, mas esse ano NE, vestibular, Enem e tal dá nisso.


Bom, eu não tinha muito objetivo com o Enem, eu achava que ia ser uma prova muito difícil e que não valeria a pena eu dedicar meu tempo tão corrido a estudar para o Enem. Mas, mudei de opinião, eu quero sim uma boa pontuação no Enem, o que vou fazer com ela é que eu ainda não sei, tudo vai depender do meu resultado no vestibular.


A única vez que estudei para Enem, foi num curso preparatório que eu fiz, durante um mês com aulas apenas aos sábados. Serviu? Lógico! Me disseram que a prova do Enem não é difícil, o objetivo dela não é matar pelo grau de dificuldade e sim pelo grau de resistência e velocidade, e pude constatar isso no dia em que fiz a prova. As questões do Enem são fáceis, não cobra detalhes sabe, você não precisa saber um assunto aprofundado pra fazer uma questão, precisa saber apenas o básico, mas fazer uma prova de 90 questão todas interpretativas em apenas 4h e 30min é uma pedra no sapato! E o tal curso preparatório também foi bom por outros motivos, o professor de matemática disse não estudem coisas de matemática como polinômios, nem números complexos, estudem coisas que têm utilização direta em nosso dia-a-dia como PA, probabilidade, geometria plana e espacial, vai ser rentável, dito e feito! O professor de física falou uma tal de rola lá que caiu na prova! Calma, gente, não levem as coisas por trás, por favor, rola não é aquele negocinho que as mulheres e os gays gostam não, eu to falando da segunda lei de Ohm, em que resistência ® é igual a Rô (p), mutiplicada com o comprimento (L), sobre a área (A), entenderam, mentes puras? (risos) A professora de Química e o professor de Geografia, aff, batutou a gente dizendo que ia cair Pré-Sal, estudem Pre-Sal, vai ta na prova, eu já to vendo, estudem, ainda bem que eu não estudei, porque não caiu, pelo menos nas questões que fiz, não caiu, Ra!


Eu que estava dizendo que não tava nem aí pra essa prova do Enem, fiquei bem aí no dia da prova, gente, eu acordava várias vezes, desde as 4h até umas 8h achando que já estava na hora, e não tava e voltava a dormir, mas mesmo assim me atrasei, porque acordei 9 e fiquei deitada no sofá, esperando 10h para ir almoçar. Bela merda eu fiz, tudo porque eu achava que a prova seria aplicada às 13:00, quando já era umas 11:15 em que eu ainda estava em casa me arrumando, foi que lembrei que um colega me disse que os portões fechavam ao meio dia, nossa, cara, pirei! Lembrando a vocês que eu não moro na capital, moro no interior, e optei por fazer a prova na capital... e meu pai ficava dizendo no carro, “não garanto de a gente estar lá ao meio dia”, e eu dizia, “tá, to nem aí, não vou morrer se eu não fizer uma prova, não tava nem afim de fazer mesmo”. Mas não era verdade, eu tava quase chorando, me sentindo um lixo, pensando na minha irresponsabilidade que me levou ao ponto de perder a prova do Enem, eu tava me sentindo uma lixo, uma merda. Pedia a Deus no carro o milagre de chegar a tempo.


E cheguei. Pô, eu fui correndo para a sala, assim que cheguei a fiscal foi logo entregando a prova. É, eu quase perco, mas Deus é bom. Fiquei espantada ao ver o número de questões , 90. Decidi começar por Ciências porque sei mais do que Humanas. E em geral, as questões estavam fáceis, tinha uma lá que você precisava apenas saber para que serve vacina, o soro e o antibiótico... tinha uma do microondas que queria saber qual o mais eficiente, pô, eu quase perdia esse questão porque tava pensando somente no econômico, o microondas que economizava mais energia, mas depois me liguei, que energia é transferência de calor, então marquei que o melhor microondas é aquele que transfere maior quantidade de energia em menos tempo, acho que acertei... fiquei barriada porque perdi a questão que falava sobre fases do trabalho de cana, bom, eu sabia que a cana era queimada, então havia combustão, se o texto diz que ela passa por filtros então o processo é filtração, mas eu não sabia diferenciar separação magnética e imantação, por isso, perdi questão, aliás acho que perdi. As questões de humanas não fiz com muita sensatez. Fiz 70 questões e chutei 20, o tempo não contribuiu, saí de lá faltando 5 minutos para o fim.


No segundo dia, eu não passei o sufoco que passei no primeiro, cheguei bem cedo, fiquei lá um tempão na sala, respirando fundo, esperando a hora da prova, que logo começou. Eu já estava decidida começar pela redação, é melhor sabe, porque você está com a cabeça fria para pensar e criar, ainda não está estressado com questões, então por ela comecei. O tema: O trabalho na construção da dignidade humana. O interessante diário é que li uma frase no dia anterior que me chamou muita atenção, “a felicidade consiste em paz, saúde e trabalho”, e eu pensei, puxa, que frase realista, realmente eu só me sinto bem quanto estou em paz, saudável, e quando estou produzindo algo útil. E no dia seguinte, fiz uma redação sobre trabalho, essa frase eu coloquei no meu texto. Bom, eu acho que fiz bem o texto, achei bem estruturado, mas to com medo da minha letra, porque minha letra é muito feia, quando tento fazer bonita, eu consigo, mas dessa vez a caneta na ajudou. Mas foi bom, que eu levo essa experiência para o vestibular, caneta preta pra fazer redação só BIC! Gastei uma hora e vinte minutos para fazer a redação e passar a limpo, achei um bom tempo. E depois fiquei em dúvida, começar por matemática ou português, sendo que sei mais matemática que português, mas pensei, matemática deve ta difícil, não estudei muito, melhor começar por português em que a maior parte das questões são apenas de interpretação de texto. Comecei por português, beleza, tava legal a prova, mas em matemática eu me fudi, porque fiz apenas 15 questões, não deu tempo de fazer o resto. E eu que pensava que matemática estaria difícil, me enganei, tava muito fácil!


Bom, diário e queridos leitores do blog, eu nem queria falar sobre esse tema sabe, eu não gosto de falar de prova depois que fiz. Mas escrevi esse texto com o objetivo de mostrar minha experiência para os meus leitores do blog, proporcionando dicas relevantes para o meu público, para que os leitores do Garota que vão fazer Enem nos próximos anos não façam os mesmos erros que fiz no Enem, e que acertem nas coisas que eu acertei. Espero que esse texto além de longo, seja útil. Obrigada quem lê e gosta do meu blog, é muito gratificante para mim, saber que eu presto pra alguma coisa.

11 comentários:

  1. fazia tempo que não lia a frase: querido diário. me fez lembrar de outros tempos..mas enfim, provas na adolescência são sempre tormentos e que pior, decidem nossas vidas.
    paz e luz.
    http://tamararoots.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do seu texto =] essas provas realmente mudaram a vida dos jovens de todo o brasil, eu por exemplo estava a quase um mês sem postar no blog =/ agora voltei e publiquei umas pérolas do enem... é difícil nos desprendermos disso =/

    ResponderExcluir
  3. Pois é... além da dificuldade natural da prova, acontece tudo que aconteceu..
    Falta de respeito com os vestibulandos!

    ;P

    ResponderExcluir
  4. Este ano não prestei Enem por pura má vontade. A faculdade federal que irei prestar releva muito pouco o Enem, então nem quis ter que me dispor a passar 4 horas sentado fazendo incriveis e inacabáveis 90 questões de novo.
    É osso!

    ResponderExcluir
  5. Gente, e vc ainda deve este trabalhão todo pra ainda correr o risco de anularem a prova!
    Enem tá perdendo a credibilidade, né?! Este INEP tá terrível!
    Boa sorte pra vc nos seus vestibulares, viu?!

    Depois passa no meu perfil pq eu tenho um blog pessoal, que uso pra desabafos e reflexões e um outro de atividades de lingua portuguesa, de repente como vc é vestibulando ele pode te ajudar em alguma coisa!
    Sou professora de Português, hehe! Qq coisa pode gritar!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fiz o ENEM em 2007, antes das mudanças.
    A unica coisa que continua e ninguém se acostuma: Todo ano tem algum problema na correção ou gabaritos da prova. Mas todo mundo sempre fica surpreso!

    ResponderExcluir
  7. ENEM ta cada vez mais uma palhaçada! espero que não cancelem, perder outro fds será a treva! rsrs
    bj

    ResponderExcluir
  8. shau, Ainda bem que vc gostou do meu. Acho que é o mesmo motivo preu ter gostado do seu!
    shaushaush

    Sim, enem... Vou fazer o ano que vem. shauuahs
    Boa sorte na pontuação!

    ResponderExcluir
  9. Sim o ENEM foi um fracasso, pelo q li pelos twitters huasuhsauh

    Isso mostra o quanto o Brasil esta desorganizado.
    Sem mais...

    Convido vc a visitar meu blog.
    http://humornegrosemcensura.blogspot.com/

    Abraços e Ótimo final de Semana =*

    ResponderExcluir
  10. eu acho que eu perdi foi um feriado da minha vida fazendo essas provas :/ ahushaushua

    ResponderExcluir
  11. sei o q é fazer 90 questoes em 4 horas e meia, pq uma vez fiz (tentei fazer) 100 em 5 horas, e realmente é estressante, desgastante, cansativo e td mais.... mas enfim, boa sorte p vc... e bacanas as dicas.... sucesso

    http://leonardoangelos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Eu retribuo comentários BONS, se você comentar porcaria aqui, eu comento porcaria no seu blog também. Deixem o link para eu poder retribuir. Beijo a todos, e expressem sua opinião sem receios.